segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

PROJETO "VIVA AS FÉRIAS 2013: LEITURA, CULTURA , ESPORTE E LAZER"


COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

E. E. E.  F. M. DR. FERNANDO MOURA CUNHA LIMA           
 PROJETO "VIVA AS FÉRIAS 2013: LEITURA, CULTURA , ESPORTE E LAZER"
(2ª EDIÇÃO - 2013)
PERÍODO: De 02 a 24/Janeiro/2013

Idealizador do Projeto: Profº Sd Alexandre Barbosa
Coordenador do Projeto: Profº Sd Rondinelly Rodrigues

Professores Participantes do Projeto:
  • Literatura Brasileira – Prof° Sd Alexandre
  • Língua Portugesa – Profª Sgt Cínthia
  • História do Brasil e Geral – Prof° Sd Fontes
  • Educação física – Prof° Sd Rodrigues
  • Matemática I– Prof° Sd Rondinelly
  • Matemática II Profº Sd Albuquerque

JOÃO PESSOA
DEZEMBRO DE 2012


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APRESENTAÇÃO
               "Não é só na escola que descobrimos coisas novas. O aprendizado pode acontecer em qualquer lugar e não é necessariamente algo chato ou metódico. Em linhas gerais, aprender significa colocar em prática um novo conhecimento, seja uma receita de bolo, seja o nome de uma árvore, seja uma música, ou até mesmo um conceito de física. Em geral, o aprendizado acontece da seguinte maneira: observamos algo desconhecido, manipulamos, organizamos, classificamos e utilizamos esse conhecimento em situações novas”. (Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da faculdade de Educação da PUC-SP).
               A professora Maria Ângela ainda afirma que “por meio de uma brincadeira, por exemplo, os alunos poderão aprender habilidades sociais que serão fundamentais na vida adulta. Na brincadeira ficamos ativos tanto mentalmente quanto fisicamente. É uma forma de interagirmos, aprender a seguir regras, contestar e desenvolver autonomia. É por isso que, durante as férias, também é possível aprender muito - seja em viagens, seja em passeios na própria cidade, seja na escola ou até mesmo em casa: lendo um livro, praticando atividades esportivas, exercitando corpo e mente. Em sala de aula, o aprendizado passa por um planejamento, fora dela acontece naturalmente, é absolutamente informal, mas não menos importante”.
               A única maneira de alguém descobrir se gosta de uma atividade é experimentando. As pessoas só se interessam por aquilo que têm contato. O nosso alunado não vai gostar de livros, ir a museus, assistirem filmes, praticar esporte, enfim, dentre outras muitas atividades se não forem apresentados a esse universo.
               Lendo, brincando e se exercitando, o adolescente descobre um novo mundo, aprende, se desenvolve. As atividades bem planejadas auxiliam no desenvolvimento educacional dos nossos alunos. Exercitando e organizando o pensamento, concebemos a noção de individualidade, coletividade e principalmente a capacidade de interação nos trabalhos com os colegas.
               Durante o período de férias, faremos atividades mais lúdicas, buscando com isso uma interação entre os participantes do projeto. Nosso objetivo maior é de fazer dessas férias, as melhores que todos já tivemos, promovendo encontros semanais para as mais diversas atividades, atrativas, motivadoras, lúdicas e principalmente educativas.




JUSTIFICATIVA:
            O presente projeto surgiu da necessidade de desenvolvermos ações no período das férias escolares, para os alunos que desejassem, mesmo nesse período, participarem de forma voluntária de atividades elaboradas pelos professores envolvidos, nas quais, oportunizarão a estes educandos, o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades em algumas das diversas áreas do conhecimento, valorizando, assim, a auto-estima e incentivando-os a ações e práticas que vivenciem os seus direitos e deveres através de uma perspectiva crítica/social, objetivando continuar o trabalho realizado na escola, que consiste em formar verdadeiros cidadãos analítico-críticos, capazes de discernir sobre as mais diversas temáticas abordadas cotidianamente.


OBJETIVO GERAL:
Proporcionar ao nosso alunado férias educativas, oportunizando-lhes a prática de atividades de roda de leituras, sessões fílmicos, de lazer, esportivas, de recreação e cultural, como forma de ocupação sadia do tempo livre (férias), visando o desenvolvimento saudável do corpo e da mente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conscientizar as famílias, especialmente os pais, bem como a comunidade escolar, sobre a importância e a necessidade de oportunizar atividades lúdicas e educativas para no período de férias;
  • Dar a oportunidade aos alunos para o desenvolvimento das percepções e do pensamento exercitando a habilidade de interpretação e análise textual;
  • Conscientizar os alunos para os problemas sociais do cotidiano através de uma leitura analítico/crítico, refletindo sobre a questão social de séculos passados em relação com contemporaneidade;
  • Oportunizar aos participantes sessões de filmes que forneçam informações sobre obras histórico-literárias pré-estabelecidas;
  • Promover atividades esportivas proporcionando aos alunos a prática de exercícios físicos nesse período;
  • Desenvolver atividades que fomentem um sentimento de identidade e integração entre os participantes e professores envolvidos no projeto;
  • Instigar os participantes ao exercício da mente através de resoluções de problemas lógico-matemático;
  • Incentivar os participantes a compreenderem e a respeitarem opiniões e pontos de vista diversos, como também as diferenças culturais.
  • Oferecer as ferramentas necessárias aos participantes para criação de um “BLOG”, objetivando a exposição (on-line) das temáticas desenvolvidas nos encontros realizados nesse período.

METODOLOGIA:
            As atividades serão definidas pelos professores responsáveis pelas disciplinas envolvidas no projeto, de forma a serem estabelecidas através de um “plano de atividades” previamente fornecido aos participantes do projeto. (Apensos)

PÚBLICO ALVO
            Alunos do Ensino Fundamental (maior) e do Ensino Médio.

AVALIAÇÃO:
            A avaliação dar-se-á, quanto às atividades propiciadas e desenvolvidas pelos professores, levando em consideração durante as atividades: a freqüência, o interesse, a integração, hábitos e atitudes, habilidades dos alunos envolvidos no projeto.

DISCIPLINA TRABALHADAS E RESPECTIVOS EDUCADORES:

  • Literatura Brasileira – Prof° Sd Alexandre
  • Língua Portugesa – Profª Sgt Cínthia
  • História do Brasil e Geral – Prof° Sd Fontes
  • Educação física – Prof° Sd Rodrigues
  • Matemática I– Prof° Sd Rondinelly
  • Matemática II Profº Sd Albuquerque
                                                                 

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------


COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
E. E. E.  F. M. DR. FERNANDO MOURA CUNHA LIMA

LITERATURA E CINEMA: (PROFº ALEXANDRE)
 APRESENTAÇÃO

            A literatura abre um leque de possibilidades para o seu estudo, não só as relações humanísticas que podem ser elencadas, como o aspecto social e histórico que uma obra literária pode conter. A literatura é uma recriação da realidade, ela apresenta um produto sumamente complexo, elaborado pelos elementos da realidade, ao qual aporta um conjunto de elementos totalmente alheios.
            A literatura é uma forma clássica de representação artística que ganha novos formatos e resgata outros ao longo de sua história. Nesse movimento reinventar-se, os estudos literários muitas vezes voltam sua atenção para a relação que a literatura pode estabelecer com outras artes, como no caso do cinema.


OBJETIVOS
• Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação um texto literário através de filmes;
• Valorizar a opinião e o gosto pela leitura literária por parte dos alunos;
• Propiciar um espaço para discussão e compartilhamento de conhecimentos e idéias;
• Ampliar a capacidade crítica dos alunos envolvidos.

METODOLOGIA
            A proposta busca identificar como se dá a aceitação, por parte dos alunos, acerca de filmes baseados tanto na literatura nacional, Narradores de Javé” “Abril despedaçado”, “São Bernardo”, “A bagaceira” e “Morte e vida Severina” ”.
            A metodologia que seguimos tem por objetivo levar os alunos à leitura de algumas das obras em questão, visando observar também como a adaptação da obra literária para o cinema poderia interferir na compreensão da obra literária por parte do leitor escolar. Todo o clima criado em torno da leitura/apreciação das referidas obras tem por objetivo "seduzir" os jovens leitores que participam conosco desse projeto.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------


COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
E. E. E.  F. M. DR. FERNANDO MOURA CUNHA LIMA

CINEMA, HISTÓRIA E COTIDIANO
(PROFº SD FONTES)

OBJETIVOS
- Analisar alguns problemas do cotidiano, como a exploração sexual de crianças e adolescentes na Paraíba e no Brasil e a luta dos indígenas brasileiros ainda hoje para garantir a posse de suas terras.
Conscientizar os alunos de problemas de seu cotidiano;
Orientar e afastar os alunos da exploração sexual infantil que está sempre em evidencia na mídia;
- Criticar a política brasileira para com o tratamento com os índios;
- Formar cidadãos para a vida em sociedade.

METDOLOGIA
Sendo um projetor interdisciplinar, estarão presentes professores de outras matérias como: Língua Portuguesa, Literatura, matemática e educação física.
Todas as atividades serão realizadas no Colégio da Polícia Militar na sala de multimeios, sendo utilizados o aparelho de datashow e/ou DVD e televisão, onde serão exibidos os filmes selecionados. Após a exibição dos filmes serão abertos espaços lúdicos para o debate sobre os referidos assuntos.

ATIVIDADES
Exibição dos seguintes filmes:
1- Xingu. Cao Hamburger. Globo filmes 2012. Drama,102 min
2- Baixio das Bestas. Cláudio Assis. Imovision Filmes. 2007. Drama, 84 min.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 



COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
E. E. E.  F. M. DR. FERNANDO MOURA CUNHA LIMA

ESPORTE, LAZER, SAÚDE E CIDANIA (PROFº SD RODRIGUES)

OBJETIVOS
Desenvolver ações conjuntas e com poder transformador nas áreas da educação, esporte e saúde, objetivando influenciar positivamente a vida dos alunos e professores participantes do projeto, bem como, pais e familiares, despertando o interesse pela prática de atividades físicas e educativas nesse período de férias.

METODOLOGIA APLICADA
·        Os alunos terão acesso às atividades esportivas, voltadas para prática do handebol de areia, voleibol, futebol de areia, bem como atividades lúdicas que sirvam para o desenvolvimento das habilidades e capacidades físicas, objetivando a integração e o trabalho em equipe;
·        As atividades serão realizadas nas areias da praia do CABO BRANCO, com datas e horários, pré-estabelecidos no cronograma de atividades do projeto;
·        Todas as atividades físicas terão acompanhamento do professor de Educação física (Profº Sd Rodrigues), bem como dos outros professores participantes do projeto;



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
E. E. E.  F. M. DR. FERNANDO MOURA CUNHA LIMA

BRINCANDO NAS FÉRIAS COM OS NÚMEROS
(PROFº SD RONDINELLY)

OBJETIVOS
            Desenvolver no aluno o interesse pela MATEMÁTICA de maneira divertida e prazerosa, levando-os a perceber as suas habilidades e capacidades, através de jogos matemáticos.

METODOLOGIA
            Através do filme “Uma mente brilhante”, será apresentada a capacidade e poder de uma mente, capaz de transformar a vida de uma pessoa. Na seqüência, jogos matemáticos darão inicio a descoberta das habilidades que muitos alunos são capazes de desenvolver ou aprimorar seu conhecimento matemáticos.

ATIVIDADES
1.Vídeo e Debate
Filme: “Uma mente Brilhante”
Sinopse: John Nash é um matemático prolífico e de pensamento não convencional, que consegue sucesso em várias áreas da matemática e uma carreira acadêmica respeitável. Após resolver na década de 1950 um problema relacionado à teoria dos jogos, que lhe renderia, em 1994, o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel.
2. Jogos Matemáticos
1.      Jogo de Xadrez – Desenvolvimento do raciocínio lógico;
2.      Dominó – Elaboração de estratégias de jogo;
3.      Torta na Cara – Capacidade de responder perguntas de conhecimentos gerais.
4.      Bingo Matemático – A importância das quatro operações matemática.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------




COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

E. E. E. F. M. DR. FERNANDO MOURA CUNHA LIMA



PROJETO LEITORES DE LUZ DO CPM

(PROFª SGT CÍNTHIA)







APRESENTAÇÃO

Trata-se de um projeto que visa desenvolver nos participantes o amor pela leitura em geral, contos, poemas, prosas, versos e etc..., repartir as benesses desse ato com crianças de orfanatos, idoso em asilos, cegos em instituições que gravam as leituras e pessoas adoentadas em hospitais, desenvolver a solidariedade e a cidadania, plantando as sementes da SUAVE REVOLUÇÃO.





OBJETIVOS

Ajudar a solucionar os problemas de leitura do povo brasileiro, que lê pouco e mal e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidade de desenvolver a capacidade de inteligência do jovem, incentivar o voluntariado para causas nobres, desenvolver solidariedade e cidadania, demonstrar de maneira concreta que é possível reverter situações adversas com boa vontade e sem muitos gastos.







PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Os autores são escolhidos de acordo com a faixa etária e as condições emocionais e mentais das instituições visitadas.

Escolhido o autor, selecionamos com os alunos as poesias, contos ou prosa de que mais gostam e se identificam. Eles pesquisam a vida, as obras e as curiosidades de cada autor. Treinam a leitura, lendo para pequenos grupos e depois que se sentem seguros, passam para a fase da visitação.

A escolha dos autores segue o planejamento escolar e também a livre escolha dos alunos, que procuram autores que se identifiquem com a faixa etária a ser visitada. Como realizaremos no período de férias escolares, a nossa escolha será ainda mais livre e baseada apenas no fato de que os temas devem ser alegres, motivadores e atraentes para os ouvintes. As visitas têm a duração de 1 hora.





---------------------------------------------------------------------------------------------------------












COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

E. E. E. F. M. DR. FERNANDO MOURA CUNHA LIMA



MATEMÁTICA, JOGOS E CINEMA: UMA EXPERIÊNCIA PRAZEROSA

(PROFº SD ALBUQUERQUE)



ATIVIDADES

1. Sessões de filmes.

1º FILME: “QUEBRANDO A BANCA”

Sinopse: Inspirado na história real de alunos do M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology) que dominaram a arte de contar cartas e ganharam milhões nos cassinos de Las Vegas. À procura de um modo para pagar seus estudos, Ben Campbell (Jim Sturgess) acaba concordando em ser recrutado por um grupo de alunos brilhantes do M.I.T. para participar de um plano ousado para lucrar em Las Vegas. Com a ajuda de um professor gênio em estatística (Kevin Spacey) e armados com identidades falsas, inteligência e um complicado sistema de contagem de cartas, Ben e seus amigos conseguem invadir os impenetráveis cassinos.



2º FILME: O QUARTO DE FERMAT(La Habitacion de Fermat)

Sinopse: São quatro, são matemáticos e não se conhecem. Cada um deles resolveu um enigma proposto por alguém que se faz chamar Fermat, e com ele ganharam um convite: uma reunião de matemáticos com o pretexto de resolver o enigma mais importante que já existiu. Uma vez todos juntos, porém, percebem que as suas vidas dependem, unicamente, das suas capacidades em resolver problemas matemáticos. E quem é Fermat? O que tem contra eles?



OBJETIVO: Mostrar a matemática de forma diferente

Obs.1: Neste dia será como uma seção de cinema com pipocas, chocolates...

Ob.2: Relatório sobre o filme

Ob.2: Será feita uma votação para escolha do filme com a exibição das sinopse e trailers



2.JOGOS MATEMÁTICOS



1º MÚLTIPLOS E DIVISORES

LINK http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Mult_Div/mult_divisores_2.html:

Obs. Aperta Ctr+clique para seguir o link



2º TORRE DE HANÓI:

LINK:

http://rg.com.br/hanoi.html

Obs. Aperta Ctr+clique para seguir o link



3º QUIS SÓ MATEMÁTICA

LINK: http://www.somatematica.com.br/jogos/quiz/





____________________________________________________________________________________________________________



CRONOGRAMA


PROJETO VIVA AS FÉRIAS!!! LEITURA, CULTURA, ESPORTE E LAZER 2013 (2ª EDIÇÃO)



1ª SEMANA



DATA


PROF° RESPONSÁVEL



ATIVIDADES



LOCAL



HORÁRIO


Quarta-feira
02/01/2013

SGT CÍNTHIA
SD ALEXANDRE
SD RONDINELLY
SD RODRIGUES
SD FONTES
SD ALBUQUERQUE

BOAS VINDAS
(DINÂMICAS)




CPM – SALA DE VÍDEO



08:30 AS 11:30




Quinta-feira
03/01/2013




SD ALEXANDRE

LITERATURA E CINEMA
EXIBIÇÃO DOS FILME: “NARRADORES DE JAVÉ” OU “ABRIL DESPEDAÇADO”
(OBS: EM SEGUIDA TEREMOS UM DEBATE)





CPM – SALA DE VÍDEO




08:30 AS 11:30


Sexta-feira
04/01/2013






SD FONTES










CINEMA, HISTÓRIA E COTIDIANO.
EXIBIÇÃO DO FILME: “XINGU”








CPM – SALA DE VÍDEO












DAS 08:30 AS 11:30










Sexta-feira
04/01/2013





SD RODRIGUES
SD ALEXANDRE




ESPORTE, LAZER, SAÚDE E CIDADANIA.
RECREAÇÃO ESPORTIVA (HANDEBOL, VOLEYBOL, BEACH SOCCER)
OBS: UNIFORME DE EDUCAÇÃO FÍSICA




PRAIA DE CABO BRANCO
(EM FRENTE AO HOTEL NETUANAH)






DAS 15h ÀS 17h




2ª SEMANA


DATA


PROF° RESPONSÁVEL



ATIVIDADES



LOCAL



HORÁRIO


Terça-feira
08/01/2013




SGT CÍNTHIA

LEITORES DE LUZ
RODA DE LEITURA
(ESCOLHA DO LIVRO / GÊNERO E INICIO DA LEITURA)




CPM – SALA DE VÍDEO




DAS 08:30 AS 11:30




Quarta-feira
09/01/2013
     



      SD RONDINELLY

BRINCANDO NAS FÉRIAS COM OS NUMEROS




ESTAÇÃO CABO BRANCO
(SAÍDA DO CPM)




DAS 14H AS 17H



Quinta-feira
10/01/2013




SGT CÍNTHIA

LEITORES DE LUZ
RODA DE LEITURA
(ESCOLHA DO LOCAL A SER VISITADO)







CPM – SALA DE VÍDEO





DAS 08:30 AS 11:30





 3ª SEMANA



DATA


PROF° RESPONSÁVEL


ATIVIDADES


LOCAL


HORÁRIO



Terça-feira
15/01/2013




SD ALBUQUERQUE

MATEMÁTICA, JOGOS E CINEMA: UMA EXPERIENCIA PRAZEROSA.
EXIBIÇÃO DO FILME: “QUEBRANDO A BANCA” OU “O QUARTO DE FERMAT” + JOGOS MATEMÁTICOS




CPM – SALA DE VÍDEO




DAS 08:30 AS 11:30






Quarta-feira
16/01/2012





SD FONTES



CINEMA, HISTÓRIA E COTIDIANO.
EXIBIÇÃO DO FILME: “BAIXIO DAS BESTAS”
(OBS: EM SEGUIDA TEREMOS UM DEBATE)





CPM – SALA DE VÍDEO




DAS 08:30 AS 11:30



Quinta-feira
17/01/2012



SGT CÍNTHIA

LEITORES DE LUZ
RODA DE LEITURA
(VISITA AO LOCAL ESCOLHIDO)






CPM – SALA DE VÍDEO





A DEFINIR



Sexta-feira
18/01/2013




SD RODRIGUES
SD ALEXANDRE




ESPORTE, LAZER, SAÚDE E CIDADANIA.
RECREAÇÃO ESPORTIVA (HANDEBOL, VOLEYBOL, BEACH SOCCER)
OBS: UNIFORME DE EDUCAÇÃO FÍSICA




PRAIA DE CABO BRANCO
(EM FRENTE AO HOTEL NETUANAH)






DAS 15h ÀS 17h





4ª SEMANA


DATA


PROF° RESPONSÁVEL


ATIVIDADES


LOCAL


HORÁRIO




Terça-feira
22/01/2013





SD ALEXANDRE


LITERATURA E CINEMA





CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO




08:30 AS 11:30





Quarta-feira
23/01/2012



    
       SD RODRIGUES
SD ALEXANDRE



ESPORTE, LAZER, SAÚDE E CIDADANIA.
RECREAÇÃO ESPORTIVA (HANDEBOL, VOLEYBOL, BEACH SOCCER)
OBS: UNIFORME DE EDUCAÇÃO FÍSICA



PRAIA DE CABO BRANCO
(EM FRENTE AO HOTEL NETUANAH)




DAS 15h ÀS 17h






Quinta-feira
24/01/2012





SGT CÍNTHIA
SD FONTES
SD RONDINELLY
SD ALBUQUERQUE
SD RODRIGUES
SD ALEXANDRE

SOLETRANDO

RECREAÇÃO MATEMÁTICA
(XADREZ, DOMINÓ, DAMA)

BINGO MATEMÁTICO (PREMIAÇÃO COM BRINDES SURPRESAS)
TORTA NA CARA” – (CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E GERAIS)
CONFRATERNIZAÇÃO










CPM – SALA DE VÍDEO








DAS 08:30 AS 11:30H


Nenhum comentário:

Postar um comentário