segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Projeto Viva as Férias!!! Leitura, cultura, esporte e Lazer

Eu Novamente...

Como prometido postarei a parte inicial do projeto (Leitura nas Férias).



LEITURA NAS FÉRIAS
Projeto de incentivo a leitura – Período: De 02  à  31/01/2012 
“A leitura torna o homem completo: A conversação torna-o ágil, e O escrever dá-lhe precisão.”
Francis Bacon

SOBRE O GÊNERO TRABALHADO

CRÔNICA

I. (Novo Dicionário Aurélio)
[Do lat. chronica]
S.f. 1. Narração histórica, feita por ordem cronológica.
4. Pequeno conto, de enredo indeterminado.

II. (Enciclopédia Encarta 2000 - Microsoft®)
CRÔNICA - Atualmente, é um gênero literário que explora qualquer assunto, principalmente os temas do cotidiano. Geralmente escritas para serem publicadas em jornais e revistas — que, mais tarde, podem ou não ser reunidas em livro — a crônica se caracteriza pelo tom humorístico ou crítico.

III (Rubem Braga)
Crônica: A crônica não é literatura, e sim subproduto da literatura, e está fora do propósito do jornal. A crônica é subliteratura que o cronista usa para desabafar perante os leitores. O cronista é um desajustado emocional que desabafa com os leitores, sem dar a eles oportunidade para que rebatam qualquer afirmativa publicada. A única informação que a crônica transmite é a de que o respectivo autor sofre de neurose profunda e precisa desoprimir-se. Tal informação, de cunho puramente pessoal, não interessa ao público, e, portanto deve ser suprimida.

 REGULAMENTO
            Estarão disponíveis a todos os alunos participantes do projeto, a partir do dia 28/12/11 (Quarta-feira) os livros adotados especificamente para “leitura nas férias”, com prazo máximo para devolução até o dia 31/01/2012 (Terça-feira).



AS OBRAS

1. “Acontece...” – Laé de Souza.

            Sabe aquele dia em que você já acorda atrasado e de repente tudo começa a dar errado? Imagine alguém lhe pedindo para ser fiador de alguma coisa. Pense em alguma situação de separação. Imagine também a idade chegando, a barriga crescendo e as rugas aparecendo. Uma criança muito peralta e a ínfima situação dos meninos de rua do Brasil, entre outras situações controversas. É o que aborda esta obra. O cronista apresenta reflexões sutis do cotidiano, recheadas com uma pitada de ironia, transformando assuntos sérios em histórias agradáveis. Mantendo a leveza e seu estilo cômico, Laé de Souza identifica personagens tiradas do povo com tal descrição que o leitor as imagina com facilidade.

2. “Nos bastidores do Cotidiano”Laé de Souza

            Laé de Souza narra as relações humanas e os complexos dilemas que pessoas comuns, como eu e você, são obrigadas a pensar e repensar.
"Nos Bastidores do Cotidiano" levam-nos a uma reflexão a respeito de nossa própria vida. Uma deliciosa coletânea que inspira, diverte e convida o leitor a viajar nos bastidores do cotidiano de forma satírica e divertida.


O AUTOR
        O escritor Laé de Souza é cronista, poeta, articulista, dramaturgo, palestrante, produtor cultural e autor de vários projetos de incentivo à leitura.
Preocupado com o déficit educacional e inconformado com o slogan "Brasileiro não gosta de ler" vem criando projetos de leitura, objetivando gerar alternativas que favoreçam e criem o hábito da leitura.
       Bacharel em Direito e Administração de Empresas, Laé de Souza, 55 anos, unifica sua vivência em direito, literatura e teatro (como ator, diretor e dramaturgo) para desenvolver seus textos utilizando uma narrativa envolvente, bem-humorada e crítica.
Quer saber mais, acesse: http://www.projetosdeleitura.com.br


APLICAÇÃO
            Os alunos participantes estarão recebendo via e-mail uma ficha de Leitura, na qual constarão alguns questionamentos sobre a obra lida, e que deverão ser preenchidas e assinadas pelos responsáveis, para que durante os encontros presencias sejam devidamente apresentadas individualmente por cada participante.


AVALIAÇÃO
            Receberá um CERTIFICADO DE BOM LEITOR, todo aquele que participar e destacar-se, nos encontros virtuais e presenciais.




OBS: As datas, horários e locais dos encontros presenciais ainda não estão definidos, porém os livros já encotram-se disponivéis para leitura. basta ligar (8826-7344). Estou esperando vcs. Animem-se!!!


. Qualquer modificação no projeto será comunicado a vocês eaos responsáveis.

Responsável Prof° Sd Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário